Índice: Atividade turística cresce 50,2% nos primeiros cinco meses do ano

Em maio, a alta foi de 2,6% com destaque para os estados de São Paulo, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul.

Minas Gerais foi um dos estados que mais cresceu, segundo o IBGE | Pedro Vilela/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O setor de Turismo segue acumulando resultados positivos e mostrando força na retomada econômica. Segundo o Índice de Atividades Turísticas, medido pelo IBGE, o setor registrou alta de 50,2% nos primeiros cinco meses de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. O percentual foi impulsionado principalmente pelos segmentos de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, e serviços de bufê.

Regionalmente, todos os 11 estados e o Distrito Federal registraram alta no período, com destaque para os estados de Minas Gerais (82,1%), Rio Grande do Sul (68%), São Paulo (56,7%), Bahia (47,2%) e Rio de Janeiro (27,9%).

Minas Gerais está entre os destaques (Pedro Vilela /MTur)

Na comparação entre o mês de maio e abril, o índice cresceu 2,6%, sendo a terceira alta seguida e um acúmulo de 11,7% no período. Ao contrário do acumulado do ano, apenas quatro estados registraram alta no período: Rio Grande do Sul (3,9%), São Paulo (2,5%), Ceará (2,3%) e Bahia (1,5%).

Pesquisa 

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. São acompanhadas cinco principais atividades: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços. (Por Victor Maciel/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES