Índice IGP-M tem a 1ª deflação em 12 meses em abril, superando expectativas

Desde fevereiro de 2018, esta é a primeira vez que a taxa acumulada em 12 meses do indicador fica negativa.

Tendência pode gerar efeitos positivos nos preços ao consumidor de segmentos varejistas | Getty Images/iStockphoto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve uma queda maior do que o esperado em abril e apresentou uma queda acumulada de 2,17% nos últimos 12 meses.

Desde fevereiro de 2018, esta é a primeira vez que a taxa acumulada em 12 meses do indicador fica negativa. No mês de abril, o índice teve uma queda de 0,95%, após ter registrado uma variação positiva de 0,05% no mês anterior, surpreendendo em relação à expectativa de queda de 0,74% apontada em pesquisa.

Segundo o coordenador dos índices de preços, André Braz, os preços das principais commodities para o setor produtivo, como soja (-9,34%), milho (-4,33%) e minério de ferro (-4,41%), continuaram em queda em abril, o que contribuiu para a deflação de 1,45% apresentada pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), responsável por 60% do índice geral que apura a variação dos preços no atacado. 

Essa tendência pode gerar efeitos positivos nos preços ao consumidor de importantes segmentos varejistas, com a descompressão dos custos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES