Indústria é o segmento mais afetado com desaceleração do PIB brasileiro

Na comparação com o mesmo período do ano passado, contudo, houve alta de 1,9%.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De todos os segmentos que são atingidos pela desaceleração do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, a indústria sem dúvidas é o mais afetado. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano em relação aos três últimos meses de 2013.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, contudo, houve alta de 1,9%.

Enquanto o setor agropecuário cresceu 3,6% e o de serviços, 0,4%, a indústria recuou 0,8%, segundo o IBGE. Nos subsetores, a indústria de transformação caiu 0,8% e a construção civil, 2,3%. A indústria extrativa mineral cresceu 0,5% e as de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana tiveram crescimento de 1,4%.

Antes mesmo do resultado do PIB ser anunciado, o Índice de Confiança da Indústria havia sido divulgado com queda de 5,1% em maio em relação a abril, passando de 95,6 para 90,7 pontos, segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas). Essa foi a maior variação negativa desde dezembro de 2008. A média histórica é de 105,5 pontos.

Para estimular a economia e, principalmente, a indústria, o Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 11% na última quarta-feira (28), após série de altas consecutivas desde abril de 2013 - um acumulado de 3,75 pontos porcentuais de aumento. A manutenção da taxa, contudo, não agradou muito ao setor - que almeja a redução dos juros.

Segundo André Rebelo, assessor da presidência da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a indústria é o setor que mais está sofrendo com a desaceleração econômica. Para ele, os fatores responsáveis pelo resultado são a alta tributação, juros elevados e a necessidade de pagamento de serviços que deveriam ser supridos pelo sistema público, como saúde e educação. "O que poderia ajudar a indústria é o aumento do investimento, mas não há previsão de que isso vá ocorrer", considera Rebelo.

Em nota, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) destaca que o Brasil precisa adotar ações mais efetivas para aumentar a competitividade, melhorar o ambiente de negócios e recuperar a confiança dos empresários. "O crescimento apenas moderado de 0,2% do PIB no primeiro trimestre de 2014 frente ao último trimestre de 2013 é explicado principalmente pela queda na indústria e no investimento", reforça a confederação.

Em resposta ao baixo desempenho do PIB, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, culpou os juros altos e a inflação que, segundo ele, tornaram o crédito mais caro e resultaram na queda do consumo das famílias.

A Copa também não vai trazer benefícios para a indústria, uma vez que os feriados vão prejudicar a produção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES