Indústria: emprego tem maior crescimento desde 2002

Resultado reverteu a queda de 5% vista em 2009

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A indústria brasileira fechou 2010 com um ritmo de crescimento na criação de postos de trabalho que não se via desde 2002, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O avanço no ano passado foi de 3,4% - revertendo a queda de 5% vista em 2009.

O resultado refletiu, Segundo o IBGE, não só a recuperação gradual do emprego industrial ao longo do ano, mas também a baixa da base de comparação ? em 2009, a economia brasileira sentiu os efeitos da crise econômica internacional, e a indústria foi um dos setores que mais sentiu o impacto.

O aumento na oferta de empregos foi registrado no país todo, com destaque para São Paulo (3%). Também houve contribuições das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Na indústria paulista, os segmentos de meios de transporte e de máquinas e equipamentos foram os que mais abriram postos de trabalho. Na região Nordeste, o emprego industrial avançou principalmente nos segmentos de calçados e couro, minerais não metálicos e vestuário.

O valor da folha de pagamento acumulado no ano avançou 6,8%, revertendo a queda de 2,4% observada em 2009. O resultado refletiu a melhora em todos os 14 locais pesquisados ? também com destaque para São Paulo (5%), seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Os setores em que os salários mais se beneficiaram do bom momento da economia foram: máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações, meios de transporte, produtos de metal, indústrias extrativas e máquinas e equipamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES