Indústria no Brasil melhora estimativa do PIB

Indústria melhora estimativa do PIB e descarta queda para o ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A CNI (Confederação Nacional da Indústria) revisou, para cima, a previsão de crescimento da economia brasileira em 2009. No relatório de hoje, a entidade prevê que o PIB (Produto Interno Bruto) deste ano vai empatar com o de 2008. A estimativa anterior, feita em junho, era de retração de 0,4%.

O principal motivo para a melhora da previsão, segundo a CNI, foi o desempenho do consumo das famílias, que cresceu 2,1% no segundo trimestre do ano, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais do que o previsto anteriormente.

Segundo a instituição, "o consumo das famílias no segundo trimestre já superou por completo os impactos da crise e atingiu patamar recorde quando considerado o índice dessazonalizado (sem os efeitos de calendário e sazonais)".

O consumo interno é alimentado, na avaliação da CNI, pela maior concessão de crédito para pessoa física, pelo aumento da massa salarial (principalmente do setor público), os auxílios do governo para a baixa renda e as desonerações tributárias, como do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado).

Para a CNI, o consumo das famílias crescerá 2,4% em 2009 ante 2008. A CNI informou ainda que o desempenho econômico podia ser melhor, se os investimentos tivessem apresentado reação. "Mesmo com o crescimento da demanda, os investimentos ainda não se recuperaram", afirma a entidade. Para a CNI, "os bons resultados recentes não significam que a crise está superada".

O PIB industrial, mesmo tendo crescido no segundo trimestre ante o primeiro, ainda teve queda de 7,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado do primeiro semestre, a queda é de 8,6% ante igual intervalo de 2008. Por isso, a previsão da CNI para o PIB industrial é de recuo de 4%. A projeção anterior, de junho, era de queda de 3,5%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES