Inflação acelera em janeiro puxada por alimentos e despesas pessoais

Inflação acelera em janeiro e IPCA-15 fica em 0,88%

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inflação brasileira começou 2013 acelerando, puxada pelos preços de alimentos e despesas pessoais. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia do indicador oficial de inflação, avançou 0,88% em janeiro, segundo divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira (23).

Os grupos de despesas pessoais e alimentação e bebidas foram os principais responsáveis pela aceleração do IPCA-15, respondendo por 61% do índice do mês.

O resultado de janeiro mostra mais força do que o visto no mês anterior, quando o índice avançou 0,69%. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 ficou em 6,02%, afastando-se ainda mais do centro da meta de inflação do governo, de 4,5%, mas ainda dentro do teto da meta, de 6,5%.

No acumulado dos 12 meses imediatamente anteriores o índice ficou em 5,78%.

O aumento nos preços ao consumidor tem ficado acima do centro da meta há mais de dois anos. No ano passado, o IPCA fechou com alta de 5,84%, também puxado pelos preços dos alimentos e despesas pessoais.

O Banco Central (BC), que reduziu a taxa básica de juro dez vezes seguidas até outubro do ano passado para a mínima histórica de 7,25% ao ano, reconheceu no comunicado da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que o balanço de riscos para a inflação piorou no curto prazo. Mas o governo ainda espera que a inflação convirja para o centro da meta depois da pressão de alta esperada em janeiro e fevereiro, com a ajuda da possível safra recorde de grãos como milho e soja, segundo afirmou uma fonte da equipe econômica à Reuters.

O mercado continua estimando que o BC manterá a Selic neste patamar até o final deste ano, mas os especialistas estão de olho na divulgação da ata da reunião do Copom, realizada na semana passada, quando foi decidido manter a taxa neste nível, em busca de mais detalhes sobre a avaliação do BC em relação ao comportamento dos preços



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES