Inflação acumulada até outubro já supera tudo de 2009

A dois meses do fim de 2010, IPCA se aproxima do centro da meta do governo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulou alta de 4,38% entre janeiro e outubro. O resultado já supera todo o avanço registrado no ano passado, de 4,31%. A dois meses do fim do ano, o índice já vai encostando no centro da meta estabelecida pelo governo, de 4,5%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O mercado financeiro trabalha com uma projeção de IPCA em 5,31% para este ano, segundo o relatório Focus, elaborado pelo Banco Central a partir de consultas a especialistas e divulgado nesta segunda-feira (8). Uma semana antes, a previsão para o indicador era de 5,29%.

No último dia 28, foi divulgada a ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, realizada no último dia 20. No documento, a autoridade monetária avalia que, mesmo com a alta dos preços dos alimentos, a inflação vai ficar no centro da meta - com base nessa expectativa, o banco manteve a taxa básica de juros, a Selic, em 10,75% ao ano.

A meta de inflação, estabelecida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e perseguida pelo BC, tem margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Copom não mexe nos juros básicos quando acredita que o patamar da taxa é suficiente para gerar equilíbrio entre o que se produz, o que se compra e os preços.

No mês passado, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ficou em 0,75%, acima do 0,45% visto em setembro. O grupo alimentação e bebidas teve alta de 1,89%, acima do 1,08% de setembro. Trata-se do maior avanço desde junho de 2008, quando o grupo registrou alta de 2,11%.

Entre os alimentos, o destaque ficou com o feijão carioca, tipo mais consumido no país, com alta de 31,42% no mês passado. No ano, o feijão carioca mais do que dobrou, acumulando alta de 109,78%. O item carnes teve aumento de 3,48%. Poucos foram os componentes nesse grupo que ficaram mais baratos ? os destaques foram a cebola e o arroz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES