Inflação de aluguel é a maior em 15 anos

Alimentação, transportes e custos com educação puxam IGP-M para 0,63% em janeiro

Avalie a matéria:
Inflação do aluguel está mais alta | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O indicador do aluguel ? o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) - voltou a subir em janeiro e atingiu o maior patamar desde outubro de 2008, devido a acelerações em todos os seus três componentes. O indicador subiu 0,63% em janeiro ? em dezembro, registrou queda de 0,26%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Os analistas consultados pela Reuters previam uma taxa de 0,60%, de acordo com a mediana de 18 projeções que variaram de 0,53 a 0,66%. O IGP-M também é usado para calcular os reajustes da TV por assinatura e dos contratos de energia elétrica.

O IPA (Índice de Preços por Atacado) avançou 0,51% em janeiro, após queda de 0,50% em dezembro. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), que mede os preços para o consumidor final, subiu 1% em janeiro, contra aumentou de 0,20% em dezembro. Por fim, o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) atingiu 0,52%, contra elevação de 0,20%.

Mais uma vez, os vilões da alta do IGP-M foram alimentação, transportes e educação. No caso da alimentação, o indicador passou de 0,05% em dezembro para 1,45%. O principal motivo da escalada foram as hortaliças e legumes, que tiveram alta de 3,49% neste mês ? em dezembro, tiveram queda de 1,23%.

Nos transportes, o aumento da tarifa de ônibus urbano se refletiu em outro indicador da inflação. O preço da passagem, que havia ficado estável no mês de dezembro, teve alta de 4,69% neste mês. No caso da educação, alavancaram a aceleração de 0,32% para 1,96% os preços dos cursos formais ? que tiveram alta de 3,55% no primeiro mês do ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES