Inflação dispara 6,56% no ano e fecha acima da meta do governo

O governo fixou o teto da inflação em 6,5%.

Avalie a matéria:
|

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) - considerado uma prévia da inflação oficial - subiu 0,56% em dezembro, ante alta de 0,46% em novembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. O número veio exatamente em linha com a mediana das estimativas de economistas consultados pela Reuters.

O indicador fechou 2011 acumulando alta de 6,56%, acima, portanto, do teto da meta do governo, de 6,5% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Entenda o IPCA-15

O IPCA-15 é uma prévia do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o indicador oficial da inflação no país. Como realiza a medição de preços em um período não calculado pelo IPCA, mostra qual será a tendência do resultado do final do mês.

Além disso, o IBGE tem uma comparação mais precisa da alta e queda dos preços, pois a cada 15 dias um dos índices é divulgado. A coleta de dados para a medição do IPCA e do IPCA-15 é uma só. O que muda é o período analisado em cada um dos itens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES