Inflação do aluguel desacelera em alta para 0,46% na 2° prévia de janeiro; veja

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), utilizado para reajustar contratos de aluguel, subiu 0,46% na segunda prévia de janeiro, ante alta de 0,54% no mesmo período de dezembro, favorecido pela desaceleração dos preços no atacado, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, teve alta de 0,36% na segunda prévia de janeiro, ante avanço de 0,56% em igual período de dezembro. Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30% no índice geral, acelerou a alta para 0,73%, contra 0,62% visto anteriormente.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, registrou elevação de 0,53%, depois de subir 0,26% na segunda apuração de dezembro. O INCC responde por 10% do IGP.

Diante do nível alto e resistente da inflação, o Banco Central manteve na quarta-feira o ritmo do aperto monetário ao elevar a Selic em 0,50 ponto percentual, a 10,50% ao ano.

A segunda prévia do IGP-M calcula as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES