Inflação do aluguel desacelera em abril

O IPA industrial registrou variação negativa de 0,02%, após alta anterior de 0,89%

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), bastante utilizado para correção de contratos de aluguel, subiu 0,27% na primeira prévia de abril, contra alta de 0,95% em igual período de março, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira. O resultado foi puxado por menores custos no atacado e no varejo.

Entre os componentes do IGP-M, o Índice de Preços por Atacado (IPA) teve aumento de 0,13% nesta leitura, ante elevação de 1,22% na anterior. O IPA agrícola aumentou 0,6% na primeira prévia de abril, abaixo do salto de 2,27% na leitura de março.

O IPA industrial registrou variação negativa de 0,02%, após alta anterior de 0,89%. As principais quedas individuais de preços no atacado foram de farelo de soja, laranja, soja em grão, açúcar cristal e álcool etílico anidro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também desacelerou a alta, para 0,28% agora, contra avanço de 0,43% antes. Apesar de um avanço ligeiramente superior dos preços do grupo Alimentação - 1,01% nesta leitura ante 0,96% na anterior-, Habitação e Educação tiveram altas menores, enquanto os custos de Transportes passaram de alta de 0,6% para recuo de 0,63%.

As maiores quedas individuais de preços no varejo foram de álcool combustível, manga, gasolina, laranja lima e calça comprida feminina.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 1,12% na primeira leitura de abril, contra variação positiva de 0,45% no dado do começo de março. A pressão veio do item mão de obra, com elevação de 1,73% agora, ante 0,24% antes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES