Inflação do aluguel sobe bem menos no início do mês de maio, informa FGV

IGP-M passou de 0,72% na mesma prévia de abril para 0,06%

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel, por ser usado para reajustar a maioria dos contratos de locação, teve forte desaceleração na primeira prévia de maio, quando comparado com o do mesmo período do mês anterior. A variação passou de 0,72% para 0,06%.

No acumulado em 12 meses, o indicador tem alta de 8,04% e, no ano, de 3,41%, segundo divulgou nesta sexta-feira (9) a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Usado no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede os preços no atacado, registrou queda de 0,28% depois de avançar 0,80% na primeira prévia de abril.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que avalia os preços no varejo e é utilizado para calcular o IGP-M, também registrou variação menor, de 0,65% para 0,64%, com metade das classes de despesa apresentando taxas menores. A maior contribuição partiu da variação de preços do grupo alimentação (de 1,07% para 0,73%).

Também usado para calcular a inflação do aluguel, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou variação de 0,92%, acima do resultado do mês anterior, de 0,35%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES