Inflação em alta não é motivo para alarme, diz ministro Guido Mantega

A opinião do ministro contrasta com uma avaliação mais pessimista do presidente do Banco Central

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a divulgação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acima do previsto em janeiro, o ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou que o recente pico de inflação no Brasil não é motivo para alarme.

A opinião do ministro contrasta com uma avaliação mais pessimista do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que levou os mercados financeiras a apostar que o BC poderá elevar os juros antes do esperado.

O IPCA, índice de preços que mede a inflação oficial, subiu 0,86% no mês passado --a maior alta desde abril de 2005--, o que resultou no pior janeiro desde 2003. O resultado levou a inflação acumulada em 12 meses a alcançar 6,15%, perto do limite fixado pelo governo (6,5%).

Em entrevista à agência de notícias Reuters, Mantega disse que a alta foi resultado não de uma forte demanda, mas sim de fatores temporários, como preços mais elevados dos alimentos, e que a taxa de inflação começará a cair em fevereiro.

Questionado sobre a diferença entre a sua avaliação e a de Tombini sobre a inflação, o ministro afirmou que "a opinião dele pode ser diferente da minha".

A inflação esperada para este ano é de 5,68%, de acordo com o mais recente relatório Focus do BC. Mantega disse, porém, que espera que a inflação no final do ano fique ainda mais baixa que a previsão.

CÂMBIO

O Banco Central surpreendeu grande parte dos investidores ao intervir nas últimas semanas no mercado para levar o dólar abaixo de R$ 2.

Muitos analistas interpretaram o real mais valorizado como uma tentativa do BC para conter a inflação, e como um sinal de que a postura mais conservadora de Tombini tem prevalecido sobre a de Mantega.

O ministro, porém, disse estar contente com o recente desempenho da moeda.

"O câmbio está flutuando mais ao sabor do mercado", afirmou. "Flutua sem causar prejuízo ao exportador, não está causando prejuízo ao importador de máquinas e equipamentos. O câmbio encontrou faixa de flutuação razoável."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES