Inflação vai a centro da meta ao final de 2016, diz Banco Central

As informações estão na ata da reunião do Comitê de Política Monetária

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A alta do dólar e a pressão dos reajustes de tarifas fizeram o Banco Central traçar um cenário mais difícil para o combate à inflação. Por isso, o BC admitiu, nesta quinta-feira, que a esperada convergência da alta de preços para a meta de 4,5% só deve ocorrer no fim do ano que vem. Antes, a expectativa era de alcançar o objetivo ao longo de 2016. Com isso, a autoridade monetária deixou o caminho aberto para continuar a subir os juros, que já estão no maior patamar desde 2009.

As informações estão na ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada e divulgada nesta quinta-feira. Na ocasião, os diretores do BC resolveram, por unanimidade, aumentar os juros básicos em 0,5 ponto percentual para 13,25% ao ano.

O comitê aposta que a inflação das tarifas públicas deve ser um pouco mais alta que o previsto antes. A previsão de alta para este ano subiu de 10,7% para 11,8%. É um reflexo da alta da gasolina de 9,8%. A projeção anterior era de 9,3% para este ano. Já a alta do botijão de gás caiu de 3,2% para 1,9%.

A quinta elevação seguida da taxa Selic já era esperada. O que o mercado financeiro não contava era que a autoridade monetária não daria sinais de que o ciclo do aperto da política anti-inflacionária chegava ao fim.

A alta dos juros — que já subiram nada menos que 2,25 pontos percentuais — é o remédio para combater o descontrole dos preços. O índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está em nada menos que 8,13% no acumulado nos últimos 12 meses. E a expectativa do mercado financeiro é que o índice oficial fique ainda maior: 8,26%.

Esse patamar está muito distante do teto da meta estabelecida pelo próprio governo. O objetivo da equipe econômica era fazer com que a inflação ficasse em 4,5%. Há, entretanto, uma margem de tolerância de 2 pontos percentuais. O BC já avisou que só conseguirá chegar no alvo no fim do ano que vem. Por enquanto, a previsão do mercado ainda não leva em consideração a promessa da autoridade monetária e é de IPCA em 5,6% em 2016.

Analistas ainda acham que o BC não deve aumentar tanto os juros para não aprofundar de vez o crescimento do país. A projeção do mercado para este ano é de recessão econômica de 1,18% neste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES