INSS vai fazer leilão da folha de pagamento de novos beneficiários

Pensionistas e aposentados atuais continuam no mesmo banco.

INSS | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O leilão da folha de pagamento de novos benefícios do INSS começa nesta quarta-feira (5) em Brasília. Sairá vencedor o banco que oferecer mais dinheiro pelo direito de efetuar o pagamento aos novos beneficiários.

Os bancos vencedores terão direito a pagar os benefícios concedidos nos cinco anos seguintes à realização da licitação. Após esse prazo, uma nova licitação será feita, para os cinco anos seguintes, e assim por diante. O contrato do INSS com cada instituição terá duração de 20 anos.

Atualmente, são concedidos cerca de 377 mil benefícios novos do INSS por mês. O INSS dividiu o país em 26 lotes para o leilão. O INSS tem hoje 26,6 milhões de beneficiários, mas esta folha de pagamento não será colocada em leilão. No entanto, segundo o edital, os beneficiários terão direito a trocar o banco no qual desejam receber o benefício. Para abocanhar a carteira de novos pensionistas, o banco candidato deve se comprometer a não cobrar deles por extratos, um DOC ou TED mensal, além de extrato para o Imposto de Renda.

O banco vencedor ganha a chance de oferecer aos correntistas serviços bancários como crédito, seguros e investimentos. Até 2007, o INNS pagava cerca de R$ 250 milhões por ano aos bancos para que eles fizessem o pagamento dos benefícios. Agora, além de exigir a isenção de tarifas para os beneficiários, a Previdência pode levantar bilhões de reais com a venda da carteira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES