Instituto de Metrologia fiscaliza produtos das festas de junho no PI

O Instituto de Metrologia do Piauí (IMEPI) deu início à fiscalização dos produtos mais procurados no período

Alimentos, doces e fogos de artifício passam por rigorosa aferição | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada das festas juninas, o Instituto de Metrologia do Piauí (IMEPI) deu início à fiscalização dos produtos mais procurados no periodo. Alimentos, doces e fogos de artifícios passam por rigorosa aferição e, caso apresentem irregularidades, os proprietários dos estabelecimentos ou os fabricantes podem pagar multas que variam de um a 60 salários mínimos. Alimentos como flocos de milhos e flocões estão entre os itens que apresentam maior índice de irregularidade.

No setor de alimentos crus, a inspeção contemplará produtos como fubá, canjica, milhos de pipoca, coco ralado, creme de leite, leite condensado, flocão, mistura para bolo, massas de milho e arroz.

Cocadas, pé de moleque, amendoim e paçoca também passam por análise que também contemplará explosivos como traques, bombinhas, foguetes. A intenção é assegurar que o consumidor leve para casa produtos com a mesma qualidade anunciada.

No primeiro momento os alimentos crus passam por uma avaliação preliminar, que consiste na pesagem dos produtos ainda nos supermercados.

Como se trata de uma operação especial, os fiscais do IMEPI realizam a coleta aleatória, quando recolhem 5 ou treze unidades de produtos randômicos e levam para análise em laboratório. A aferição é feita mediante participação do representante da marca analisada.

Segundo a fiscal Ednalva Mendes, é comum encontrar ocorrências durante a operação. Alimentos como massa de arroz e flocão de milho costumam apresentar gramatura abaixo da especificada na embalagem.

Ao fim da operação, os produtos serão doados para instituições de caridade. ?Se o fornecedor estiver de acordo, o Imepi realiza a doação filantrópica dos produtos utilizados na fiscalização?, completa a fiscal.

A Operação Junina vai até dia 21 de junho. O consumidor que se sentir lesado ou tiver denuncias a fazer deve procurar o Instituto de Metrologia do Piauí através da ouvidoria do orgão no número 3229-1411 ou pelas redes sociais do instituto como Facebook e Twitter.

A ouvidoria registra as ocorrências, realiza a inspeção e, caso a denúncia não seja anônima, responde ao consumidor. O serviço faz parte do desejo do IMEPI estar mais próximo do consumidor e promover os laços de cidadania.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES