Instituto de Metrologia do Piauí intensifica Operação Papai Noel

Os ensaios em brinquedos são realizados por laboratórios capacitado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Período de maior consumo no país, o Natal é uma época em que os cuidados devem ser redobrados na hora de ir às compras. O Instituto de Metrologia do Piauí, realiza, até o dia 11 de dezembro, a Operação Especial Papai Noel, com o objetivo de fiscalizar os estabelecimentos que comercializam brinquedos e luminárias natalinas

No caso de brinquedos, o Selo de Identificação da Conformidade é a principal evidência de que o produto atende aos requisitos estabelecidos na regulamentação, pois significa que passou por ensaios técnicos e atende ao regulamento exigido na fabricação, quanto à segurança, saúde e proteção ao meio ambiente.

“As luminárias (pisca-pisca e tipo mangueira)  devem estar em conformidade com o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas e ostentar, na embalagem, as informações obrigatórias em língua portuguesa. É fundamental que os produtos sejam adquiridos em estabelecimentos legalizados, jamais no mercado informal”,  explica Maycon Danilo, presidente do Imepi.

Os ensaios em brinquedos são realizados por laboratórios capacitados, com a avaliação de itens de segurança como impacto e queda (partes cortantes e pontiagudas); mordida (partes pequenas que podem ser levadas à boca e engolidas); tração (risco de queda em ponta perigosa); químico (metais nocivos à saúde); inflamabilidade (risco de propagação do fogo); e ruído (níveis dentro dos limites estabelecidos pela legislação para a faixa etária).

As luminárias natalinas devem ser fabricadas atendendo aos requisitos estabelecidos na regulamentação, incluindo a forma correta de uso. Caso os produtos não atendam aos requisitos estabelecidos na regulamentação vigente colocados no comércio, o comerciante estará sujeito a interdição ou apreensão do produto e aplicação de multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Ao todo, serão realizados por meio dos Institutos de Pesos e Medidas de cada estado, cerca de 2 mil ações de fiscalização em todo país. No Piauí, a Operação Papai Noel seguirá em caráter especial até o próximo dia 11 e depois seguirá, mas não como prioridade do Imepi.

Reclamações ou denúncias dos consumidores podem ser feitas à Ouvidoria do Imepi, no telefone 0800 281 1411.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES