Interessados em renegociar dívidas precisarão de cadastro; veja como fazer

De acordo com informações do Ministério da Fazenda, esse processo é uma medida de segurança em prol dos cidadãos.

Interessados em renegociar dívidas precisarão de cadastro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A plataforma para a renegociação do programa Desenrola Brasil está prevista para ser lançada na próxima segunda-feira (9). Nesta etapa, serão renegociadas as dívidas de indivíduos com renda de até dois salários mínimos ou que estejam cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), desde que possuam débitos de até R$ 5 mil.

Para acessar a plataforma do Desenrola, o consumidor deverá possuir um cadastro gov.br com certificação nos níveis prata ou ouro, além de manter seus dados cadastrais atualizados. De acordo com informações do Ministério da Fazenda, esse processo é uma medida de segurança em prol dos cidadãos.

Como fazer o cadastro no gov.br

A conta gov.br é uma ferramenta de identificação que certifica digitalmente a identidade do cidadão em ambientes virtuais. Por meio dela, é viável realizar autenticações seguras ao acessar serviços digitais disponibilizados pelo governo, como a CNH Digital, a Declaração de Imposto de Renda, serviços do SUS, do Portal e-Social, Enem, entre outros.

A conta é gratuita e está disponível para todos os brasileiros. O cadastro é feito diretamente no portal do governo federal. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site do governo;
  • Selecione a opção "entrar com gov.br”
  • Digite seu CPF e clique em “continuar”;
  • Leia, aceite os termos e clique em "Continuar";
  • Aponte um dos bancos para criar a conta ou clique em "Tentar de outra forma", caso você não possua conta em banco ou não queira utilizá-la;
  • Preencha o formulário com seus dados, que podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. O cadastro também pode ser realizado em uma Agência do INSS ou nos postos do Senatran. Esse formulário, no entanto, só permite o nível Bronze (veja abaixo como aumentar o nível da conta gov.br);
  • A plataforma vai enviar um código, que pode ser recebido via e-mail ou celular. Digite-o no local indicado;
  • Crie uma senha que atenda os critérios exigidos;
  • Com isso, já é possível fazer o login com a conta gov.br em outros serviços.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES