Investimentos da Petrobras no Novo PAC somam R$ 323 bilhões

Petrobras planeja a construção de novas plataformas e navios, e tem a intenção de revitalizar os estaleiros em várias regiões do Brasil,

Petrobras planeja explorar a Margem Equatorial, com nove poços de exploração | Arquivo Petrobras
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Petrobras está preparada para participar do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado nesta sexta-feira, 11, no Rio de Janeiro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da SilvaCom um impressionante investimento total de R$ 323 bilhões no PAC 2023, a empresa está pronta para embarcar em 47 projetos estratégicos. Entre esses projetos, destacam-se os sistemas de produção no pré-sal, bem como a revitalização de campos petrolíferos convencionais, como Marlim, Albacora e Roncador.

Além disso, a Petrobras planeja a construção de novas plataformas e navios, e tem a intenção de revitalizar os estaleiros em várias regiões do Brasil, incluindo o Rio de Janeiro, a Bahia, o Nordeste e o Sul. Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, assegurou que os estaleiros locais serão reativados para atender a essas demandas empolgantes.

Outro ponto importante é o aprimoramento do diesel S-10 produzido nas refinarias da Replan em Paulínia e da Revap em São José dos Campos, ambas no estado de São Paulo. A empresa também demonstra um compromisso com a transição energética, planejando transformar suas refinarias em biorrefinarias. A primeira refinaria a passar por essa transformação histórica é uma instalação inaugurada por Getúlio Vargas em 1937, localizada no Rio Grande do Sul, que agora produzirá produtos exclusivamente a partir de óleo vegetal.

No setor de refino, a Petrobras tem metas ambiciosas, buscando dobrar a capacidade de processamento da Refinaria Abreu e Lima (RNEST) em Pernambuco, aumentando-a para 260 mil barris por dia. O foco se estende ao mercado de óleo vegetal, seja por meio da fabricação de biodiesel ou do processamento de matérias-primas vegetais.

Além das conquistas no setor de petróleo, a Petrobras planeja explorar a Margem Equatorial, com nove poços de exploração pendentes de licenciamento pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A empresa também está comprometida com projetos de escoamento de gás e com a construção de gasodutos em Sergipe e Alagoas. Parcerias internacionais também estão nos planos, com a colaboração proposta com países vizinhos, como Bolívia, Venezuela e Argentina.

Este novo plano de investimentos é guiado pelo Plano Estratégico (PE) 2023-2027 da Petrobras, que serviu de base para a seleção criteriosa dos projetos que receberão recursos do PAC. Com uma visão voltada para o futuro, a empresa está até mesmo estabelecendo um fundo de descarbonização, refletindo seu compromisso com práticas sustentáveis.

A produção de derivados petroquímicos, fertilizantes e combustíveis com menor pegada de carbono ou de fontes inteiramente renováveis é uma meta ambiciosa e inovadora que a Petrobras almeja atingir. Isso inclui o desenvolvimento de novos negócios, como hidrogênio sustentável e tecnologias de captura e estocagem de carbono (CCUS), que estão ganhando destaque no mercado global.

Um aspecto crucial do plano é a abordagem ecologicamente responsável para a desativação de 26 plataformas nos próximos cinco anos. Isso evidencia o compromisso da empresa com a sustentabilidade, segurança e cuidado com o meio ambiente, em busca de se tornar um exemplo global nessa importante atividade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES