IPI reduzido para linha branca termina neste sábado; saiba mais!

Neste sábado está previsto para ser o prazo final do IPI reduzido

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para impulsionar a indústria e as vendas do comércio, o governo concedeu incentivos ao setor com a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca.

Prorrogada desde março, a medida adotada pelo Governo Federal, em dezembro de 2011, reduziu a até 0% o IPI de alguns produtos dessa categoria, contudo, a má notícia para os consumidores é que a redução acaba neste sábado, dia, 30.

Entre os eletrodomésticos que ganharam redução estão geladeiras - o tributo foi reduzido de 15% para 5%; e fogões - a alíquota do tributo passou de 4% para zero. Já as máquinas de lavar tiveram redução de 20% para 10%.

Os tanquinhos tiveram o IPI reduzido de 10% para zero. Com isso, a procura por produtos como geladeira, fogão e lavadora aumentou de forma considerável em todos os estabelecimentos do comércio no estado e colaborou para aumentar os índices de positividade das vendas.

De acordo com dados do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a redução do imposto foi responsável pelo crescimento nas vendas subirem 23%, o que corresponde a um aumento real entre 7% e 10%. Móveis, papel de parede, laminados, luminárias e lustres também tiveram redução ou isenção do imposto.

Para os lojistas em Teresina, a redução é uma forma que o comércio encontra para aumentar argumentos e atrativos na hora de negociar descontos com os clientes.

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (SINDILOJAS-PI), defende a aplicação da medida e afirma que a redução do imposto foi determinante para o aumento da movimentação do varejo.

?A prorrogação do prazo foi muito bem-vinda, uma vez que a redução do IPI trouxe de fato um aumento nas vendas desses produtos. A resposta do consumidor diante da redução foi a esperada pelos lojistas. Esperamos por mais uma prorrogação, tanto os lojistas quanta a população?, afirma Luís Antônio Veloso.

Por isso, o varejo da capital espera que a medida de redução do IPI para a linha branca seja novamente prorrogada.

Algumas entidades nacionais já solicitaram ao Ministério da Fazenda uma nova prorrogação da medida, pelo menos, para até o fim do ano. Tudo para manter os números positivos do comércio varejista, ocasionados pela redução do imposto.

A estimativa do Ministério da Fazenda é que a ação provoque a renúncia fiscal de cerca de R$ 500 milhões até o mês de junho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES