IR 2014: veja como declarar gastos com colégio e resgatar o dinheiro

Erros ou irregularidades no preenchimento levam as declarações à malha fina, o que acaba atrasando a grana da restituição.

Avalie a matéria:
Internauta pergunta como declarar o colégio do dependente | Thinkstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prazo para acertar as contas com o Leão está acabando. Até o dia 30 deste mês, todos os contribuintes obrigados a entregar a declaração do IR (Imposto de Renda) precisam enviar o documento.

Quem perder o prazo do envio deverá pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74. Erros ou irregularidades no preenchimento levam as declarações à malha fina, o que acaba atrasando a grana da restituição.

O internauta Wellington quer saber como declarar o pagamento do colégio de seu dependente e resgatar os valores.

O especialista tributário Lázaro Rosa da Silva, do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal), explica que o pagamento de despesas com instrução deve ser informado na ficha ?Pagamentos Efetuados?, mediante utilização dos códigos 01 ou 02, conforme o gasto tenha sido efetuado no Brasil ou no exterior, respectivamente.

? O resgate de valores, caso seja aplicação financeira, deve ser informado na ficha ?Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva?. Caso refira-se a rendimentos de caderneta de poupança, o rendimento deve ser informado na ficha ?Rendimentos Isentos e Não Tributáveis?.

A internauta Mirna Damali pergunta onde deve ser declarado o recebimento de pensão alimentícia para filho menor, dependente. De acordo com Silva, essa espécie de rendimento deve ser informada na ficha ?Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior?.

? É importante observar que essa espécie de rendimento está sujeita ao Carnê-Leão mensalmente, por ocasião do recebimento, caso o valor recebido seja superior a R$ 1.710,78 por mês.

Plano de saúde

O internauta Elcimorais Martins diz que sua filha tinha 25 anos em 2013 e que, por isso, não pode mais declará-la como dependente, mas ele paga o plano de saúde dela. Martins pergunta se pode declarar esse valor.

O especialista tributário afirma que não é possível fazer isso. Como a filha não é dependente, o valor do plano não pode ser usado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES