O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iran Felinto, destacou nesta segunda-feira, 23, no Programa Banca de Sapateiro, da TV Jornal Meio Norte, as parcerias administrativas feitas com outras esferas administrativas como o Governo do Estado e declarou que está trabalhando de forma planejada para atração de investimentos para Teresina e para realização de eventos para fomentar a indústria de turismo.

O secretário informou que tem visitado os Polos Industriais Sul e Norte, tem dialogado com empresários para ouvir as demandas que estão sendo resolvidas e destacou o empenho do prefeito Dr. Pessoa para atrair investimentos para capital.

Secretário Iran Felinto destaca metas para atração de investimentos e estímulo ao turismo (Raissa Morais)Secretário Iran Felinto destaca metas para atração de investimentos e estímulo ao turismo (Raissa Morais)

De acordo  com Iran Felinto, foram realizadas algumas ações e a meta é melhorar ainda mais na estruturação desses parques para atração de mais empresas. Para este ano, com base em muitas negociações, são projetadas a instalação de mais empresas para a capital ao longo deste ano e a previsão é gerar cerca de 2 mil empregos.

O secretário destacou também o setor de turismo de eventos, na área de saúde, esportivo e de negócios. “São quatro bases que iremos desenvolver, estamos finalizando o calendário 2023, com ampliação dessas quatro áreas”, disse, enfatizando que cada segmento terá uma atenção especial e disse que a capital precisa voltar a receber uma competição nacional de eventos esportivos, seja de ciclismo. “Teresina precisa estar na rota dos grandes eventos”, afirmou.

Secretário Iran Felinto durante entrevista ao jornalista Arimatea Carvalho (Raissa Morais)Secretário Iran Felinto durante entrevista ao jornalista Arimatea Carvalho (Raissa Morais)

Segundo o secretário, Teresina registrou aumento no turismo de 22% em relação ao ano de 2021. “Queremos voltar ao patamar de 2019 com 1 milhão de turistas e considero que temos potencial para alcançar um número bem maior. Estamos motivados para aumentar e dobrar esse número em 2024”, afirmou.

O secretário destaca a importância da indústria do turismo, um segmento que envolve uma cadeia de outros negócios, como restaurantes, setor hoteleiro,aquece as empresas de locação de carros, o setor de vestuário, dentre outros.

Na entrevista, o secretário falou ainda do Corso e ressaltou a expectativa para o evento após 2 anos sem a realização do Carnaval. O Corso é um evento consolidado na capital e neste ano ocorrerá no espaço do Balão do  Eurobusiness até o complexo da Ponte Estaiada.

Na entrevista, o secretário destacou o PROCON Municipal, vinculado à SEMDEC, que chega a um resultado satisfatório de 94% de resolutividade e tem evitado a judicialização de mais de 2 mil casos. "São casos resolvidos no próprio PROCON Municipal", declara, informando que a meta é instalar outros núcleos do PROCON em outros bairros da capital.