Imposto de Renda vira uma isca para golpes na web; veja como se proteger

De acordo com a companhia, tanto os consumidores quanto os empresários de pequeno e médio porte são potenciais alvos de hackers.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por conta da crescente ocorrência de golpes digitais durante os períodos de entrega do imposto de renda é preciso que os contribuintes redobrem a atenção. Segundo a especialista em proteção de sistemas, redes e dispositivos móveis McAfee alguns cuidados podem garantir mais segurança neste processo.

De acordo com a companhia, tanto os consumidores quanto os empresários de pequeno e médio porte são potenciais alvos de hackers. O primeiro alerta e caso de golpe mais comum é o phishing, que ocorre quando a vítima recebe um e-mail falso da Receita Federal ou algum órgão tido como oficial com a solicitação de informações pessoais ou informando que a declaração foi retida. A Receita nunca se comunica com os contribuintes por e-mail, por isso é importante nunca responder essas mensagens, clicar em links relacionados ou baixar arquivos destes e-mails.

Um segundo alerta diz respeito a golpistas que se passam por agentes da Receita e que entram em contato por telefone ou pela internet. Eles já têm detalhes sobre os contribuintes, provavelmente extraídos do Facebook, e usam essas informações para convencê-los de que se trata de um procedimento oficial.

IRPF: Receita começa a pagar restituições em 16 de junho​

Receita abre na terça consulta a lote da malha fina do IR

Além disso, a fraude pode estar também no contador contratado pelo cidadão para realizar a declaração. A indicação é que se escolha um profissional com referências. Na interpretação da empresa, a atenção com a proteção de dados pessoais deve ser constante no ambiente digital: dados como números de instituições financeiras, registros de investimentos e números de previdência social devem estar protegidos e não devem ser compartilhados.

Assim, papéis devem ser descartados dando espaço aos extratos eletrônicos de instituições e sites idôneos para eliminar a papelada que vem por correio, onde ladrões podem pegá-la. O monitoramento desses documentos também é essencial para que o contribuinte conheça detalhes dos seus rendimentos. Por fim, a McAfee aponta que é importante se certificar de que o computador que você utiliza não esteja infectado ou comprometido. O sistema operacional e o navegador devem estar atualizados, assim como o software de segurança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES