Jornal: Microcrédito brasileiro atrai atenção de investidor estrangeiro

A Accion International, sediada nos EUA e uma das maiores do mundo no segmento, acaba de se instalar em Manaus (AM).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aumento da renda dos empreendedores individuais do Brasil, muitas vezes informais e sem conta em banco, começa a chamar mais a atenção de instituições internacionais de microfinanças. São grupos que oferecem empréstimo de pequenas quantias a microempreendedores com dificuldade para acessar o sistema financeiro tradicional, para que possam investir em seus negócios.

A Accion International, sediada nos EUA e uma das maiores do mundo no segmento, presente em 32 países de quatro continentes, com 62 instituições, acaba de se instalar em Manaus (AM).

A ideia inicial é servir o Norte e o Nordeste, que têm metade da população acima de 18 anos não bancarizada, segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Mas o plano da Accion Microfinanças, nome da representação brasileira, é crescer no país e se transformar em um banco de microfinanças em até cinco anos, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Hoje, o Banco do Nordeste tem a maior fatia do mercado doméstico de microfinanças (45%), seguido por Santander (14%) e Finsol (4%). Mas essa indústria é muito pulverizada, com 361 instituições habilitadas no programa nacional do microcrédito produtivo orientado, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego. Muitas delas, de pequeno porte.

O saldo do microcrédito ao empreendedor no Brasil somava R$ 1,1 bilhão em abril passado, segundo o BC. A cifra ainda é muito pequena considerando os US$ 65 bilhões por ano do mercado global -sendo 11% na América Latina e no Caribe.

Estima-se que mais de 80% dos tomadores desse empréstimo no Brasil sejam empreendedores informais.

Muitas instituições de microfinanças, como a Accion, não exigem do cliente conta bancária. O dinheiro é liberado em cheque.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES