Juros para empréstimo volta a crescer

Porém, expectativa do BC é de queda em novembro e para o Natal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os juros cobrados pelos bancos em suas operações com pessoas físicas, que haviam recuado para 43,6% ao ano em setembro, a menor taxa da história, voltaram a subir em outubro, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (25) pelo Banco Central. No mês passado, de acordo com a autoridade monetária, a taxa média de juros dos bancos em suas operações com pessoas físicas avançou 0,6 ponto percentual, para 44,2% ao ano.

Foi a primeira elevação desde novembro do ano passado. Razões para a elevação Segundo o chefe-adjunto do Departamento Econômico do Banco Central, Túlio Maciel, o aumento dos juros bancários está relacionado, em outubro, com o aumento da taxa de captação (quanto os bancos pagam pelos recursos), que avançou para 9,6% ao ano - contra 9,3% ao ano em setembro. Maciel explicou que a taxa de captação tem por base a curva de juros futuros.

Ou seja, a taxa está crescendo por conta da expectativa do mercado de que os juros básicos da economia, definidos pelo BC e atualmente em 8,75% ao ano, subam no próximo ano - para controlar a inflação. A expectativa de aumento dos juros futuros, por sua vez, passou a acontecer com mais intensidade após o alerta do próprio BC de que a inflação pode subir no futuro, impulsionada pelos gastos públicos.

Juros de todas operações e de empresas

Em outubro, segundo o BC, também subiram os juros médios de todas as operações de crédito dos bancos. A taxa geral média de juros bancários para operações com recursos livres passou de 35,3% ao ano em setembro para 35,6% ao ano em outubro. O BC informou ainda que os juros cobrados pelos bancos em suas operações com empresas também subiram em outubro, para 26,5% ao ano.

Em setembro, estavam em 26,3% ao ano. Linhas de crédito Na contramão do aumento dos juros bancários de pessoas físicas, o BC informou que as taxas cobradas pelos bancos nas operações com o cheque especial caíram em outubro. No mês passado, a taxa média somou 160% ao ano, contra 162,7% ao ano em setembro. Mesmo com o recuo, os juros ainda estão elevados. Entretanto, a taxa subiu para as operações de crédito pessoal. Neste caso, avançou de 44,7% ao ano em setembro para 45,7% ao ano, em outubro. Para a compra de automóveis, os juros avançaram de 24,9% para 25,6% ao ano, de setembro para outubro.

No caso das linhas de crédito de empresas, a taxa para desconto de duplicata passou de 40,4% em setembro para 40,9% ao ano, em outubro. Para capital de giro, os juros médios dos bancos subiram de 30,5% ao ano, em setembro, para 31,1% as ano em outubro. Expectativa de queda para o Natal Apesar da subida de quase todas as taxas de juros bancárias em outubro, o Banco Central avalia que a tendência é de recuo em novembro e, também, no último mês de 2009. "É uma alta pontual, esporádica [em outubro], que deve ser interpretada como um ponto fora da curva. Não significa alteração da trajetória de queda dos juros bancários, haja vista a expectativa da queda da inadimplência", disse Túlio Maciel, do BC.

No início deste mês, segundo o chefe-adjunto do Departamento Econômico, os juros bancários já voltaram a cair, principalmente nas operações com pessoas físicas. "A se confirmar essa queda da taxa de juros de novembro, nos alcançaríamos o piso [dos juros bancários] de pessoa física. Um novo recorde [de juros mais baixos]. Poderemos alcançar o Natal com a menor taxa de juros para PF a persistir essa tendência de recuo para os juros", afirmou ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES