Juro para comprar carro é o que mais sobe em janeiro

Taxa do cartão de crédito, no entanto, ficou inalterada no mês passado, diz Anefac

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de juros do CDC (Crédito Direto ao Consumidor) em janeiro foi a que mais pesou no bolso em janeiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). A taxa nessa forma de financiamento bancário ? usada principalmente para compra de automóveis ? ficou 2,5% mais alta, passando a 2,46%.

A taxa mais alta, de longe, ainda é a do cartão de crédito, 10,69% - que, por acaso, ficou inalterada no mês passado. Trata-se da maior desde junho de 2000.

Em termos anualizados, a taxa do CDC neste ano ficou em 33,86% (acima dos 32,92% registrados em dezembro). Já a do cartão ficou nos mesmos ? e assustadores ? 238,30% ao ano.

Com exceção do cartão, e ao lado do CDC, todas as demais formas de crédito oferecido ao consumidor no mês passado tiveram aumento. No comércio, a taxa subiu para 5,79% (96,49% no ano), acima do 5,69% (94,27%) de dezembro. O cheque especial passou para 7,63% (contra 7,57% um mês antes).

O empréstimo pessoal em financeiras também ficou mais caro ? a taxa de juros passou para 9,68% (contra 9,64% em dezembro).

Segundo a Anefac, essas altas podem ser atribuídas a três fatores: elevação dos depósitos compulsórios promovida pelo Banco Central em dezembro; exigência de mais reservas para os bancos que concederem financiamentos de mais de 24 meses; e a alta da Selic (taxa básica de juros da economia brasileira, a partir da qual todas as demais são formadas) no mês passado, para 11,25% ao ano.

Segundo a associação, com essas medidas do BC e a perspectiva de que a Selic continue a subir, as taxas de juros das operações de crédito deverão ser elevadas nos próximos meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES