Juros para pessoa física recuam para menor nível desde 1995

A taxa ficou em 6,33% no mês passado, um recuo de 1,09% em relação ao nível registrado em janeiro.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de juros média para pessoa física atingiu em fevereiro o menor nível desde 1995, início da série histórica feita pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Em dezembro e janeiro, isso já havia ocorrido.

A taxa ficou em 6,33% no mês passado, um recuo de 1,09% em relação ao nível registrado em janeiro. Esse valor representa uma taxa de 108,87% ao ano.

Para o coordenador do trabalho e vice-presidente da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, estas reduções podem ser atribuídas a fatores como as medidas que o Banco Central e o Ministério da Fazenda vêm promovendo para incentivar o consumo e evitar que a economia se retrairia diante do cenário externo (crise na Europa).

"Destacamos a última redução da taxa básica de juros (Selic) promovida pelo Banco Central em 18/1/2012 e a queda do IOF nas operações de crédito", diz.

Segundo ele, há ainda "expectativa de novas medidas a serem tomadas para incentivar o consumo como, por exemplo, nova redução do IOF nas operações de crédito".

Das seis linhas de crédito pesquisadas, uma se manteve estável (cartão de crédito rotativo) e as demais foram reduzidas no mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES