Juros podem subir se a inflação aumentar

Ministro da Fazenda admite mudanças na Selic, atualmente em 8,75% ao ano

Avalie a matéria:
Inflação pode impulsionar alta de juros | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (2) que os juros podem subir, caso a inflação aumente, e que o PIB (soma das riquezas do país) poderá superar a meta do governo, de 4,5%, e atingir até 5,5%. O ministro fez as declarações durante evento do Lide (grupo de líderes empresariais), em São Paulo.

- Se houver problema de inflação, os juros vão subir. Espero que não precise, né Meirelles? [presidente do BC, Henrique Meirelles, presente no evento].

Atualmente a taxa de juros, a Selic, está em 8,75% ao ano e segundo analistas do Banco Central, a previsão é que as mudanças ocorram a partir de abril. Mantega sugeriu um ?pacto? entre governo e empresários para manter o compromisso com a estabilidade fiscal e monetária e disse que a meta de inflação, de 4,5%, será cumprida em 2010.

Do lado fiscal, Mantega reafirmou o compromisso de cumprir a meta de superávit primário, que é a economia do governo para pagar os juros da dívida, de 3,3% do PIB.

- Queremos continuar reduzindo a relação dívida/PIB e se for preciso seguraremos despesas e gastos de consumo.

O ministro pediu prudência aos empresários neste ano, em função das eleições presidenciais, e disse para "não aceitarem as provocações nem caírem no canto da sereia" que devem surgir durante a campanha.

- O próximo governo deve focar nisso: o que posso fazer de melhor em relação ao que já foi feito. E não ficar ameaçando ou conturbando o que está dando certo. Não há riscos para o Brasil, todos devemos exigir a manutenção dos fundamentos. O que queremos é que o Brasil continue crescendo.

O Lide é uma associação de empresários, formado por líderes de corporações nacionais e internacionais, que promove a integração entre as empresas, organizações e entidades privadas, por meio de programas de debates, fóruns de negócios, atividades de conteúdo, iniciativas de apoio à sustentabilidade e responsabilidade social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES