Lei da União Europeia que impõe mais regras às 'big techs' entra em vigor hoje

Google, Meta, Microsoft e Apple tiveram de fazer adaptações em seus serviços para estar em conformidade com o mercado europeu

Lei da União Europeia que impõe mais regras às 'big techs' entra em vigor hoje | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os europeus já estão testemunhando mudanças significativas nas grandes empresas de tecnologia. O Google alterou a maneira como apresenta certos resultados de pesquisa. A Microsoft não terá mais clientes do Windows utilizando automaticamente o Bing, seu mecanismo de busca na web. 

Além disso, a Apple está oferecendo aos usuários de iPhone e iPad acesso, pela primeira vez, a lojas de aplicativos e sistemas de pagamento de concorrentes.

COMO ASSIM? Isso é efeito da nova lei da União Europeia que visa aumentar a concorrência no ambiente digital. A Lei de Mercados Digitais, que entrou em vigor no primeiro minuto desta quinta-feira, exige que as big techs reformulem o funcionamento de alguns de seus produtos para que rivais menores possam ter mais acesso aos seus usuários.

A legislação, aprovada em 2022 prevendo um período para as empresas se adaptarem, ainda está servindo de inspiração para novas leis semelhantes em vários países, inclusive o Brasil.

Por décadas, Apple, Amazon, Google, Microsoft e Meta avançaram sem muitas regras e limites. À medida que seu poder, riqueza e alcance cresciam, uma onda de cercos regulatórios, elaboração de leis e casos legais surgia contra elas na Europa, Estados Unidos, China, Índia, Canadá, Coreia do Sul e Austrália.

Agora, esse ponto de virada global para conter as maiores empresas de tecnologia finalmente aconteceu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES