Leilão já tinha terminado antes do anúncio de nova liminar

Informação é do presidente da Comissão de Licitação, Hélcio Guerra

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Comissão Especial de Licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Hélcio Neves Guerra, confirmou nesta terça-feira (20) que a Advocacia Geral da União (AGU) já ingressou com um recurso contra a nova liminar que impedia o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Segundo ele, no momento em que a Aneel foi comunicada sobre a nova liminar, às 13h30, o leilão já tinha terminado. Guerra informou que o leilão havia terminado às 13h27. "Já tínhamos encerrado o processo de leilão e já tínhamos já o conhecimento de um vencedor", disse Hélcio Guerra. A Aneel informa que não há chance de o leilão ser anulado.

Hélcio Guerra informou, porém, que, por conta da nova liminar, a Aneel optou por não divulgar o resultado. "Essa liminar determinava que o resultado não fosse informado. O leilão está encerrado já existe um vencedor, mas não divulgaremos enquanto (...) Os membros do consórcio vencedor aguardarão a decisão do tribunal para, em seguida, concederem coletiva", afirmou ele.

A nova liminar foi concedida pela Justiça Federal no Pará no início da tarde desta terça-feira (20). A decisão é do juiz federal Antonio Carlos Almeida Campelo, o mesmo que já havia determinado por duas vezes a suspensão do leilão.

Segundo a AGU, a liminar não invalida o leilão realizado pouco antes pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), já que a decisão da Justiça paraense só foi comunicada depois. Por "precaução jurídica", no entanto, o resultado só será anunciado após a decisão do Tribunal Regional Federal de Brasília.

Dois consórcios se inscreveram para o leilão. Um deles, chamado Norte Energia, tem participação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras, da Construtora Queiroz Galvão, da Galvão Engenharia e de outras seis empresas.

O segundo consórcio, chamado Belo Monte Energia, tem a construtora Andrade Gutierrez, a Vale, a Neoenergia. Nesse grupo estão duas subsidiárias da Eletrobras: Furnas e Eletrosul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES