Leite adulterado sai das prateleiras dos supermercados de Teresina

Na última quinta-feira, a Anvisa notificou a presença de formol em quatro marcas de leite.

Leite adulterado sai das prateleiras | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em relação ao escândalo causado pelo recolhimento do leite em caixa de diversas marcas, adulterado com água e ureia, alguns supermercados de Teresina resolveram recolher todas as unidades das marcas que possuíam irregularidade.

A medida é uma precaução a possíveis adulterações contidas em outros lotes do produto que não foram considerados impróprios para consumo.O leite da marca Italac, vendido nos supermercados de Teresina, é uma das marcas sinalizadas negativamente pela Anvisa que teve venda interrompida. Em um grande atacado da cidade, todas as unidades de leite da marca foram retiradas.

?Mesmo não tendo o lote do produto, optamos por retirar todos os lotes das prateleiras. Fizemos isso por uma questão de segurança e por preocupação com o consumidor?, destaca o supervisor administrativo Alexandre Azevedo.

A venda do leite Italac continua suspensa até a situação se normalizar, mas outros produtos da marca, como creme de leite e leite condensado, continuam a ser vendidos normalmente. Como eles possuíam composição diferenciada e não foram notificados pela Anvisa, serão comercializados sem interrupção.

Segundo Alexandre, a população não estranhou a retirada do produto. ?Teresina vive uma situação atípica, pois a população é bem informada e o cliente já chegou em nossa empresa com a informação que alguns lotes do leite eram impróprios para consumo.

Surgiram algumas dúvidas, mas procuramos esclarecê-las. Possuímos um bom canal de comunicação com o cliente e houve apenas troca de informação?, pontua o supervisor administrativo.

Entenda o caso

Na manhã da última quinta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária notificou a presença de formol no leite das marcas Italac, Líder, Mu-Mu e Latvida.

A agência e o Ministério Público investigam a adição de água e ureia durante o transporte do leite para as fábricas. Segundo orientações da Anvisa, o formol pode causar câncer dos tipos nasofaringe, nasossinusal e leucemia quando entra em contato com a pele.

Todas as marcas foram notificadas pela Anvisa e têm o prazo de dez dias para prestarem depoimento e apresentar o laudo técnico do erro, além da retirada imediata do produto das prateleiras.

Segundo orientações do órgão, os consumidores que possuírem o lote do leite contaminado devem conservar o leite na embalagem original dentro da geladeira.

Em nota, a empresa Italac informa que o problema ocorreu no Rio Grande do Sul, durante o transporte de leite cru antes de ser industrializado. Todos os leites foram retirados e o restante dos produtos da marca continua em perfeitas condições de uso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES