Lojas em Teresina disfarçam juros para oferecer “falsos descontos”

De forma geral, o ideal é tentar poupar e fazer o pagamento à vista, negociando um desconto no preço de vitrine.

comércio em Teresina. | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A economia do país mudou muito nos últimos 10 anos e muitas pessoas passaram a ter acesso ao crédito e a adquirir objetos que foram desejos de consumo por um longo tempo.

Com a ascensão de muitos brasileiros à classe C, os eletrodomésticos, a exemplo de geladeiras mais modernas e televisores com tecnologia avançada e telas finas são os objetos de desejo que muitas vezes são adquiridos de forma parcelada.

Contudo, ao comprar a prazo, o consumidor está contraindo uma dívida que deverá ser paga num período pré- determinado e, por isso mesmo, os especialistas alertam que é preciso ter muita atenção.

Quando se parcela um determinado valor relativo à aquisição produto, além de pagar pelo que está comprando, o consumidor também pagará pelo prazo que lhe está sendo concedido. São os juros, único fator que estimula a concessão de crédito.

Os supermercados há muito tempo deixaram de comercializar apenas produtos relativos ao mix de alimentação e bebidas e têm variado, e muito, os produtos que vende.

A ideia de mega stores, advinda do conceito americano de trazer conveniência para que o consumidor possa adquirir tudo que precisa em um só lugar faz com que, além dos produtos comuns, também sejam encontrados por lá eletrodomésticos e eletroeletrônicos em geral.

Além dos produtos, os supermecados e atacadões oferecem, assim como nas lojas, a oportunidade de parcelamento dos produtos adquiridos. Na maioria dos casos, a compra a prazo não é vantajosa para o consumidor, mas ele vê na parcela pequena a possibilidade de realizar a compra sem comprometer o orçamento doméstico de forma imediata.

O perigo de endividamento mora no fato de que os juros cobrados, divididos em parcelas de até 18 meses, fazem com que o consumidor pague muito mais que o valor real do produto que está comprando.

Por isso os economistas recomendam cautela antes de fechar um negócio e se informar sobre qual o percentual de juros que está sendo cobrado e o valor total do parcelamento.

Na pesquisa realizada pelo Jornal Meio Norte nos principais supermercados e atacadões que comercializam eletrodomésticos e eletroeletrônicos, alguns produtos em determinados estabelecimentos estão sendo parcelados sem juros, mas muitas vezes esse posicionamento trata-se de uma promoção, ou então, o valor dos juros já está embutido na parcela.

O ideal é tentar poupar e negociar pagamento à vista

De forma geral, o ideal é tentar poupar e fazer o pagamento à vista, negociando um desconto no preço de vitrine.

Alguns comerciantes anunciam produtos com os juros embutidos para estimular o consumidor a parcelar sua compra. Assim, eles podem efetivar a venda a prazo afirmando que o valor cobrado é o mesmo que o valor à vista.

Quando o consumidor não atenta para esses detalhes só percebe o erro ao longo do pagamento das parcelas, quando vê o quanto está pagando de fato.

Muitas vezes o consumidor fecha negócios sem sequer saber o valor dos juros que está se comprometendo a pagar. Por isso, o jornal Meio Norte elaborou essa pesquisa semanal a fim de mostrar as taxas de juros e as diferenças de preços cobrados à prazo e à vista para um mesmo produto.

O QUE DIZ A LEI - A Constituição Federal, ao tratar do Sistema Financeiro Nacional, no parágrafo 3º do artigo 192, determina que as taxas de juros reais, nelas incluídas comissões e quaisquer outras remunerações direta ou indiretamente referidas à concessão de crédito, não poderão ser superiores a doze por cento ao ano (12%).

A cobrança acima do limite de doze por cento ao ano, de acordo com a Constituição, será conceituada como crime de usura, que é punível em todas as suas modalidades por legislação própria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp,
clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES