Lojas preveem vendas 15% menores sem redução de IPI

O anúncio de que o benefício não será mais prorrogado foi feito pelo ministro da Fazenda

Vendas em queda sem redução do IPI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) prevê uma queda de 10% a 15% nas vendas de eletrodomésticos da linha branca no primeiro trimestre deste ano com o fim da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para fogões, geladeiras, máquinas de lavar e tanquinhos.

O anúncio de que o benefício não será mais prorrogado foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Zurique (Suíça). "Achamos que, se a economia está crescendo, ela não precisa mais da ajuda do Estado", disse o minsitro.

Em vigor desde abril do ano passado, a medida já custou R$ 511 milhões aos cofres públicos, segundo dados da Receita Federal. O IPI menor vai até o próximo domingo (31).

Na linha branca, no entanto, varejistas ouvidos pelo G1 informaram que já planejam prolongar as promoções e manter preços mais baratos enquanto durarem os estoques.

Pegou comércio de surpresa"

Embora o término do prazo para o IPI mais baixo para a linha branca tenha sido anunciado em outubro, quando foi feita a última renovação do benefício, a CNDL disse que a decisão "pegou o comércio de surpresa".

?O setor tradicionalmente não está aquecido nos três primeiros meses do ano e os estoques estão altos. As vendas começam a reagir a partir de março. O consumidor, agora, está voltando de férias e preocupado em pagar os gastos de fim de ano e as contas de material escolar, impostos e taxas?, disse Roque Pellizzaro Junior, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Ele informou ainda que já foi enviado um documento ao Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior (MDIC) solicitando que seja mantida a redução do IPI por pelo menos mais 60 dias. "Temos grandes esperanças de que nossa reivindicação seja acolhida. Porque só vai resguardar a economia doméstica e quem ganha com isso é o consumidor?, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES