Mato Grosso é líder com 61% da produção de girassol no país

Segundo os números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a produção mato-grossense deve atingir 75 mil toneladas na safra 2011/12.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maior parte da produção de girassol do país sai de Mato Grosso. As lavouras do estado já estão cobertas por um tapete amarelo, o que indica a chegada de uma boa colheita. Segundo os números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a produção mato-grossense deve atingir 75 mil toneladas na safra 2011/12, que corresponde a 53% de aumento em relação a safra anterior, quando a colheita chegou a 49 milhões de toneladas.

A cidade de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, é o maior produtor nacional com 36.200 hectares de área plantada. Um ponto a favor dos produtores da região é que a planta se adapta bem ao cerrado e tolera bem a escassez de água.

O produtor Sérgio Stefanello, por exemplo, reservou quatro mil hectares de suas terras para a cultura. A produção atende ao mercado de pássaros e de óleo. "Os capítulos [da planta] estão grandes, pesados. Eles estão começando a encher o grão e consequentemente baixando a flor. E isso é o maior sinal de produtividade alta. Como o girassol acompanha a soja a expectativa é que o preço seja muito bom", observou.

No município, está instalada uma indústria que beneficia o grão, o que incentiva ainda mais a produção de girassol. A indústria tem capacidade de processar 200 toneladas de sementes por dia com a produção de 70 mil toneladas de óleo e 120 toneladas de farelo.

Com esse mercado o agricultor Ricardo Giacomet, que planta soja, resolveu também investir no girassol há quatro anos. Como o clima foi favorável ele deve colher 30 sacas por hectare, tudo vai para a alimentação de pássaros. "Eu optei em produzir girassol nesta safra", observou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES