Maior produtora de melão aposta no Ceará

A Nolem, responsável por 40% do melão exportado pelo País, emprega 1,7 mil pessoas somente no Ceará

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maior produtora e exportadora de mel?es do Brasil quer crescer ainda mais. E tem tudo para chegar l?, driblando a burocracia, o aumento de custos de produ??o e tantos outros gargalos que o empresariado sabe de cor. Trata-se da Nolem (do ingl?s melon, lido de tr?s para frente), empresa criada pelos irm?os Andr?, Eduardo e Marcelo Gadelha, que trocaram as praias cariocas pelo semi-?rido nordestino, em busca de oportunidades na fruticultura. Hoje, a Nolem responde por 40% do mel?o exportado pelo Pa?s.

?Este ano, vamos produzir 7,5 milh?es de caixas de mel?o e melancia, das quais 1,5 milh?es a 2 milh?es ficam no mercado interno?, afirma Marcelo Gadelha, que abriu uma brecha na concorrid?ssima agenda para atender ? reportagem, na sede da empresa, em Mossor?. S?o oito mil hectares plantados no Rio Grande do Norte e Cear?. Terras que, em plena safra [no caso do mel?o, dependendo do tipo, vai de agosto a mar?o] chegam a empregar 2,8 mil trabalhadores. Na entressafra, o n?mero fica em 1,8 mil.

Empresa altamente tecnificada ? possui parque frio para armazenagem com capacidade para 1.100 pallets; estrutura de galp?es, incluindo packing, apoio, armazenagem e estoque, totalizando 34.500 metros quadrados ? a Nolem ajudou a transformar os munic?pios de Mossor? e Bara?na e os da regi?o vizinha do Baixo Assu em um dos maiores p?los de fruticultura do Nordeste.

Marcelo Gadelha explica que a Nolem atua no Cear? em tr?s unidades: Terra Nova, em Quixer?; Nova Esperan?a, no Per?metro Irrigado Tabuleiro de Russas (1.800 hectares arrendados); e na Fazenda Flamengo, na divisa do Cear? com o Rio Grande do Norte. Foi em terras alencarinas que a empresa resolveu apostar numa joint venture (associa??o) com a norte-americana Fyffes, voltado-se exclusivamente para a produ??o de bananas para o mercado internacional. No Estado, os empregos diretos chegam a 1,7 mil.

?Produzimos no Cear? 12 variedades de mel?o?, comenta. Para Gadelha, o governo cearense tem feito uma boa pol?tica de incentivo ? fruticultura. ?Tanto que estamos apostando no tabuleiro de Russas e fazendo parcerias?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES