Mais 5 mil empregos criados no PI

Mais de 5 mil são colocadas no mercado de trabalho no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O serviço de intermediação de mão-de-obra, realizado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), através do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Piauí, colocou no mercado de trabalho 5.289 trabalhadores em todo o Estado só no ano passado.

O número reflete o bom momento que vive o Piauí. De acordo com a gerente de intermediação do Sine, Tais Sousa de Galiza, o número de vagas disponíveis superou esse número. Foram 8.374 vagas captadas, ao todo. “No entanto, a quantidade de trabalhadores colocados no mercado de trabalho foi menor devido à qualificação dos mesmos ser inferior aos requisitos de alguns empregos”, explica.

O Sine é um dos órgãos mais procurados pelo trabalhador que está em busca de emprego. Só em 2009, 16.697 trabalhadores procuraram o Sine para se inscrever no Estado. Trabalhador da pecuária, servente de obras, pedreiro e vendedor foram as profissões mais procuradas. “Encaminhamos quase 15 mil trabalhadores para seleção em diversas empresas. A procura é tão grande que tivemos empresas de São Luís e Curitiba, por exemplo, procurando por trabalhadores.

A base é três candidatos para uma vaga”, revela Tais Sousa. Diariamente, o órgão faz a captação de vagas de empresas interessadas na mão-de-obra qualificada, para assim fazer o encaminhamento do profissional, de acordo com cada demanda e perfil do trabalhador.

Além do serviço de intermediação, o Sine fornece ainda outros serviços totalmente gratuitos como expedição da carteira de trabalho e previdência social, seguro-desemprego e qualificação profissional, através de cursos organizados pela Setre. Projetos que visam criar e gerar renda para o trabalhador piauiense durante todo o ano é o principal objetivo do Sine.

Tais Sousa ressalta, ainda, que todos os dias o site do Sine é atualizado com a Bolsa de Emprego. “Para concorrer a uma das vagas, é preciso estar cadastrado no banco de dados do Sine e, assim, obter orientação profissional, informações sobre o mercado de trabalho e qualificação, além das demandas das empresas que procuram o Sine. O trabalhador pode saber quais as vagas ofertadas, pelo site sine.pi”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES