Mais de 63% dos municípios do Piauí estão em dia com os fornecedores

Questionário foi respondido por 84 prefeitos do Piauí, sendo que 97,6% apontaram que o pagamento do funcionalismo público municipal está ocorrendo dentro do prazo.

Avalie a matéria:
Município de parnaíba | Chico Rasta
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levantamento feito pela equipe técnica da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que a maioria das cidades do Piauí estão em dia com o pagamento dos fornecedores. Dos prefeitos do Estado que responderam ao questionamento, 63,1% indicaram que não possuem atraso no pagamento com os fornecedores, enquanto 34,5% apontaram que registram atraso, outros 2,4% preferiram não responder a pergunta da entidade municipalista.

Vale frisar que da amostra coletada em todo o Brasil, os Municípios que estão com atrasos com fornecedores estão mais localizados no Acre (46,2%), Roraima (40%), Maranhão (38,1%), Sergipe (37,5%) e Bahia (36,1%). Por outro lado, os Municípios que afirmaram a menor ocorrência de atrasos estão em Rondônia (2,3%), Rio Grande do Sul (7,4%), Santa Catarina (7,6%), Espírito Santo (8,6%) e Paraná (10,2%).

O estudo evidenciou a saúde financeira das Prefeituras, percebendo que também a maioria dos municípios piauienses estão com os salários em dia. O questionário da entidade foi respondido por 84 prefeitos do Piauí, sendo que 97,6% apontaram que o pagamento do funcionalismo público municipal está ocorrendo dentro do prazo ante 2,4% que sinalizaram o contrário, ou seja, não estão honrando com o salário na data prevista. O mês base da pesquisa foi dezembro.

Maior parte das cidades com contas em dia (Chico Rasta)De acordo com o estudo promovido pela equipe técnica da CNM, as cidades no Amazonas, Pará e Rondônia (100%), Santa Catarina (99,7%) e Rio Grande do Sul (99,4%) apresentaram o maior quantitativo de Municípios com a folha salarial em dia, enquanto os Municípios do Amapá (50,0%), Roraima (80%), Sergipe (84,4%), Pernambuco (90,7%) e Rio de Janeiro (92,1%) apresentaram taxas de respostas positivas inferiores.

Ademais, o estudo pontua que a maioria dos funcionários públicos dos municípios piauienses são estatutários (72,9%) ante 24% que foram contratados no regime CLT; outros somam 3,1%.

O indicativo converge com o resultado em âmbito nacional, em que 88% dos funcionários públicos municipais são estatutários e 33,2% são regidos pela CLT. Da amostra de Municípios coletada pela Confederação, as maiores parcelas de funcionários públicos estatutário estão localizadas no Amapá (100%), Paraíba (81,0%), Minas Gerais (79,6%), Tocantins (78,0%) e Ceará (76,2%). Por outro lado, o percentual de Municípios com as menores parcelas de servidores estatutários está em São Paulo (49,7%), Rondônia (57,7%), Alagoas e Amazonas (60%) e Rio de Janeiro (65,2%).

A Confederação ouviu 4.059 Prefeituras na pesquisa, compreendendo 72,9% do total de Municípios do país e destaca que o cenário atual, de arrecadação elevada, contribuiu para a expectativa dos gestores municipais acerca do pagamento da folha salarial do funcionalismo.

Cabe explicar que o regime estatutário é aquele destinado aos servidores públicos concursados. Ele trata de normas específicas aplicadas no vínculo trabalhista dos servidores que ocupam cargos públicos, enquanto a CLT é a sigla para Consolidação das Leis do Trabalho, ou seja, é a legislação trabalhista que apresenta as regras para uma relação de vínculo empregatício, no entanto, não há estabilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES