Mantega descarta possibilidade de prorrogação

Os fundos garantidores, que viabilizam o crédito para as micro e pequenas empresas, também serão mantidos

Mantega | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Guido Mantega afirmou nesta sexta-feira que as medidas tomadas pelo governo como forma de incentivo ao consumo devem terminar neste ano, conforme o previsto. Com isso, fica descartada a possibilidade de prorrogação do desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

"Vamos manter as datas que foram estabelecidas porque nosso objetivo, quando reduzimos o IPI, era dar impulso à economia. Quando a economia retorna ao crescimento, ganha velocidade, não é preciso continuar com certos estímulos", disse o ministro, em São Paulo, em coletiva sobre o crescimento do PIB. Mantega ressaltou, no entanto, que os "estímulos monetários" vão permanecer, destacando o papel do Banco do Brasil, que "vai continuar baixando as taxas de juros e aumentando o volume de crédito".

Os fundos garantidores, que viabilizam o crédito para as micro e pequenas empresas, também serão mantidos. Segundo o ministro, uma das vantagens do Brasil, em relação ao desempenho de outros países diante da crise, é ter um mercado interno forte. "Não houve retração do consumo em nenhum momento. Houve desaceleração", afirmou. A redução do IPI foi aplicada para veículos novos e, depois de algumas prorrogações, subirá gradualmente a partir do próximo mês.

Também houve prorrogação do IPI reduzido para caminhões, eletrodomésticos e materiais de construção. Trigo, farinha, pão francês e bens de capital também foram beneficiados. Para a linha branca, cuja medida acabaria em julho, a isenção de IPI valerá até outubro. Para caminhões e materiais de construção, o imposto menor vigora até o fim do ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES