Mantega: mudar cálculo da dívida vai gerar uma economia de R$ 15 bilhões

O ministro, que participa de sessão temática no Senado Federal que debate a reforma do ICMS, disse que todos os Estados estão reduzindo suas dívidas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou nesta quinta-feira (24) que uma mudança de indexador da dívida dos Estados e municípios representará uma economia de R$ 15 bilhões neste ano.

O ministro, que participa de sessão temática no Senado Federal que debate a reforma do ICMS, também disse que todos os Estados brasileiros estão reduzindo suas dívidas.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (23), emenda elaborada pelas bancadas do PSDB e do DEM para o projeto que redefine a forma de corrigir as dívidas dos Estados e dos municípios com a União.

O plenário da Câmara aprovou o texto principal do projeto, com base no relatório apresentado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele propôs alterações para as dívidas corrigidas pelo IGP-DI mais 6%, 7,5% ou 9%.

Segundo o DEM, a emenda aprovada beneficia Estados que tinham dívidas indexadas por outros índices: IGPM, TJLP e TR mais 7,07%.

Entre os beneficiados, divulgou a liderança do partido, estão o Distrito Federal e, ao menos, 13 Estados: Goiás, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Alagoas, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES