Mantega: não há data para alta da gasolina nem plano de reajuste

Na segunda-feira (28), a Petrobras confirmou que pretende fazer mudanças na metodologia para ter reajustes automáticos e periódicos dos combustíveis

Avalie a matéria:
Ministro da Fazenda, Guido Mantega | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (30) que "não há data" para o aumento da gasolina e, também, que "não há metodologia definida" sobre a nova sistemática de reajuste do preço da gasolina.

"É uma coisa séria e importante e não pode ser feita rapidamente de afogadilho", disse Mantega, referindo-se à nova metodologia.

Na segunda-feira (28), a Petrobras confirmou que pretende fazer mudanças na metodologia para ter reajustes automáticos e periódicos dos combustíveis, conforme a necessidade de alinhamento com os valores praticados no mercado internacional.

A metodologia está sob análise de Mantega e demais membros do conselho da estatal, e deverá ser aprovada ou rejeitada até 22 de novembro, quando está prevista a próxima reunião dos conselheiros.

A proposta de uma nova fórmula causou desconforto entre a estatal e o Ministério da Fazenda, segundo a Folha.

Em comunicado divulgado nesta quarta (30), a Petrobras reafirmou que a metodologia foi aprovada pela diretoria e apresentada ao Conselho de Administração, que pediu estudos adicionais, em elaboração.

Atualmente, a estatal importa combustível mais caro do que vende, o que tem causado um rombo em suas contas. Um aumento no preço da gasolina e do diesel vem sendo discutido com o governo, mas ainda não há previsão de quando irá ocorrer.

Se for aprovada, a metodologia permitirá reajustes automáticos conforme as periodicidade determinada pela nova fórmula e a variação de preços de petróleo e derivados no mercado internacional. Os reajustes, dessa forma, não vão demandar aprovação de diretoria para serem realizados, disse a Petrobras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES