Mantega prevê alta do PIB superior a 3% no quarto trimestre

Para ministro, crescimento da economia deve superar 4% em 2010

Mantega | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira (7), em São Paulo, que prevê um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de mais de 3% no último trimestre de 2009 e de mais de 4% ao ano em 2010. O ministro participou da cerimônia de entrega do prêmio ?Maiores e Melhores 2009?, da revista Exame.

?Entramos no segundo semestre de 2009 com a economia se recuperando e dando sinais de que caminhamos para um final de ano com um crescimento no último trimestre de mais de 3%. Não tenho dúvida que em 2010 estaremos crescendo mais de 4% ao ano retornando ao dinamismo dos últimos cinco anos?, disse.

Mantega disse ainda que está se aproximando o momento de superação da crise financeira global no Brasíl. ?Está se aproximando o momento em que a crise deixará de ser um problema e se transformará em uma grande oportunidade para o Brasil e para os brasileiros.?

Para o ministro, a crise permitirá que o Brasil ocupe espaço no mercado mundial deixado "pelos países que continuam patinando" e atraia mais investimentos externos.

Além disso, Mantega voltou a afirmar que o governo pretende reduzir as despesas para manter o equilíbrio fiscal nas contas do governo. "Para mantermos o equilíbrio fiscal, mantermos o superávit prometido para este e os próximos anos, nós temos que vigiar as despesas e cortar as que não comprometerem os principais programas do governo, como o Bolsa Família e investimento."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES