Mão de obra barata faz empresas de call center migrarem ao NE

A migração já provoca uma retração na participação dos Estados do Sudeste no total de empregados do setor.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em busca de custos menores de mão de obra, baixa rotatividade e também incentivadas por isenções fiscais de municípios, as empresas de call center estão migrando dos grandes centros do Sudeste para o Nordeste.

A migração já provoca uma retração na participação dos Estados do Sudeste no total de empregados do setor. Caiu de 62% para 59,5% nos últimos dois anos, quando o movimento se intensificou.

A fatia do Nordeste passou de 9% para 11% no período. Centro-Oeste e Norte também aumentaram sua participação no total de funcionários de call centers, segundo dados compilados pela Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente).

A tendência é retratada por dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mostram que no Estado de São Paulo o cargo de operador de telemarketing apresentou o maior saldo negativo de vagas (diferença entre desligamentos e admissões) entre janeiro e setembro deste ano.

O número atingiu 7.339, ante um saldo total de 109,4 mil vagas no período. O setor emprega 1,6 milhão de pessoas no país.

A paulista Contax, maior empresa do setor, com faturamento anual de R$ 3 bilhões, inaugurou há cerca de um ano, no Recife, sua maior unidade de atendimento no país. Cerca de 15 mil pessoas trabalham no prédio.

"Apesar de o piso salarial ser o mesmo em todo o país, lá conseguimos reduzir custos com remuneração variável, como transporte e alimentação, que são mais altos em São Paulo", diz Marco Schroeder, diretor da Contax.

Entre as grandes do setor, Atento, CSU e Provider também se instalaram nos últimos anos no Nordeste.

Outras companhias de grande porte, como a Almaviva e Tivit, também estudam se instalar na região, apurou a Folha. Procurada, a Tivit negou o plano.

A AeC, também no ranking das maiores do setor, criou um projeto que prevê expansão para cidades médias.

Após abrir uma operação em Campina Grande, na Paraíba, se prepara para o início das atividades de uma nova unidade na capita,l João Pessoa, em janeiro, e planeja mais um investimento na região até o fim de 2013.

Com as novas unidades, metade dos funcionários da empresa estará no Nordeste.

"A disputa e a formação de mão de obra nas grandes cidades estão ficando caras", diz Cássio Azevedo, sócio da AeC, que tem sua principal operação em Belo Horizonte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES