Medicamentos contribuem para inflação crescer

As pessoas que fazem uso dos medicamentos de modo contínuo tiveram uma má notícia com o aumento de 1,85% no preço dos produtos.

Medicamentos. | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prévia da inflação oficial do país, que é medida através da análise do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou um aumento de preços de 0,51% em maio. A taxa acaba sendo superior ao 0,43% observado no mês anterior. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A má notícia para os consumidores que fazem uso de medicamentos de forma contínua em todo o país é que a alta nos preços dos remédios (1,85%) foi um dos fatores que contribuíram para que a inflação do período subisse.

Junto com os remédios também contribuíram, de acordo com o IBGE, as altas de preços do cigarro (14,26%) e do feijão- carioca (15,3%). Todos foram responsáveis por quase metade da inflação medida pelo IPCA-15 em maio.

Contudo, a taxa do IPCA-15 em maio deste ano ficou abaixo do 0,7% registrado em maio de 2011. No acumulado de 2012, a taxa está em 2,39%, abaixo da registrada em igual período do ano passado. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a inflação chega a 5,05% (inferior ao índice dos 12 meses imediatamente anteriores: 5,25%).

Na pesquisa semanal realizada nas três principais redes de farmácias, os preços se mantiveram estáveis em relação ao registrado na semana anterior. A Globo continuou com o posto de mais vantajosa para os consumidores, com total de (1.184,95), embora a diferença de preços entre uma farmácia concorrente e outra tenha diminuído de forma considerável.

A Big Ben ocupou o segundo lugar com total de (1.200,40), sendo que em vários outros levantamentos ocupou o posto de farmácia menos vantajosa, tendo se recuperado nesta edição da pesquisa e ficado em segundo lugar. Já as Farmácias Pague Menos ocuparam esta semana o posto de menos vantajosa com o total mais caro de (1.242,70).

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Químico-Farmacêutica, a produção nacional de fármacos abastece apenas 17% da demanda interna e se essa produção fosse aumentada, o preço dos remédios poderia cair, beneficiando os consumidores. Outro levantamento, da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades, aponta que 95% dos ativos farmacêuticos vêm de fora, encarecendo o produto final.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES