Medicamentos terão os preços reajustados em média 4% a partir do mês de março

Alta levará em conta inflação oficial acumulada e produtividade dos laboratórios

Remédios | ARquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os medicamentos com preços controlados pelo governo sofrerão reajuste de aproximadamente 4% no dia 31 de março. O aumento deverá ser menor que em 2009, quando o máximo foi de 5,9% para todos os remédios.

As regras para a elevação dos valores integram uma resolução do Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) publicada na quarta-feira (24) no Diário Oficial da União. A alta deste ano corresponde à “inflação oficial” acumulada medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mais as despesas e a produtividade dos laboratórios. Valerá o valor do indicador de março de 2009 a fevereiro deste ano. O IPCA de fevereiro só será conhecido em março.

No ano passado, a inflação ficou em 4,31%. O reajuste de medicamentos é calculado com base em três classificações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que levam em consideração a participação dos remédios genéricos. A primeira classe possui concentração de medicamentos genéricos superior a 20%. O segundo grupo tem de 15% a 20% de genéricos. Por fim, a terceira classe tem menos de 15% de genéricos. Atualmente, há cerca de 2.800 remédios genéricos registrados na Anvisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES