Meirelles afirma que Brasil é destaque internacional

Ele afirmou que marco regulatório do país pode ser aperfeiçoado

Meirelles | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira (26) que o bem-sucedido modelo de regulação financeira do Brasil delegou ao país papel de destaque nas discussões sobre o assunto no cenário internacional, mas ressaltou que o êxito obtido não deve justificar uma acomodação.

"O sucesso não deve conduzir o país à leniência, pelo contrário, deve nos conduzir para nos mantermos à frente. Aprendermos com as lições [...] e nos mantermos em segurança de que, se vier uma crise tão forte ou maior do que esta, o Brasil mais uma vez vai ter condições de sair com a sua economia e o bem-estar da população preservados", afirmou.

Resistência

Meirelles reiterou que o Brasil mostrou nesta crise capacidade de resistência e reação muito rápidas e afirmou que "isso é reconhecido mundialmente". De acordo com ele, isso é resultado de condições macroeconômicas, situação prudência e condições de resolução da crise.

O presidente do BC também destacou que a vantagem do país em relação a outras economias é a concentração das funções de controle e acompanhamento do sistema financeiro em um só órgão, enquanto outras nações têm duas ou mais instituições executando isso, o que pode afetar a identificação e reação. "A concentração em uma mesma instituição de forma coordenada e transparente mostrou-se vital em momentos de crises. Isso foi um importante aparato para o Brasil enfrentar a crise com sucesso", enfatizou.

Regulação

Meirelles acrescentou que a experiência bem sucedida do país o transformou em integrante do debate sobre regulação financeira pós-crise. "E, em alguns momentos, [o país] lidera o processo", afirmou, listando que o Brasil hoje integra o Conselho de Estabilidade Financeira, o Comitê da Basiléia e é convidado importante de fóruns e seminários sobre o assunto.

Ao comentar a proposição legislativa para atualizar a legislação sobre intervenção, liquidação e falência de instituições financeiras, colocada em audiência pública pelo BC na semana passada, ele destacou que vai aperfeiçoar cada vez mais a regulação do sistema financeiro brasileiro. "Essa proposta engloba medidas preventivas, saneadoras sistêmicas e de proteção de depositantes", afirmou. "É um processo de aperfeiçoamento do aparato regulatório brasileiro."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES