Meirelles diz que estabilidade pode manter queda na taxa de juros

Meirelles chamou a atenção para os benefícios de uma economia com inflação dentro da meta estipulada pelo governo federal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira que os juros reais, que consideram a taxa nominal e a projeção de inflação para os próximos 12 meses, podem continuar caindo.

"À medida que o Brasil continue com políticas responsáveis de estabilização, certamente há condições de continuar nessa trajetória [de queda] no futuro", disse em seminário sobre a crise promovido pela UGT (União Geral dos Trabalhadores).

Em sua palestra, Meirelles chamou a atenção para os benefícios de uma economia com inflação dentro da meta estipulada pelo governo federal, o que inclui expansão do crédito e dos investimentos.

Questionado sobre a apresentação para sindicalistas, o presidente do BC disse que "é importante que todos os segmentos da sociedade brasileira entendam e tenham acesso às informações sobre os benefícios da estabilidade e o resultado da política econômica". Na última pesquisa Focus, os economistas consultados pelo Banco Central mantiveram em 4,8% a previsão para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2010.

"Não me surpreenderia muito se chegássemos um certo momento com as previsões em 5,0%", comentou Meirelles. Ata do Copom Apesar de ter mantido a Selic em 8,75% ao ano pela segunda reunião consecutiva, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) começa a dar sinais de preocupação com o aquecimento da demanda interna, que poderia criar pressão inflacionária sobre os preços.

Na ata divulgada nesta quinta-feira, o comitê diz que a demanda doméstica mostra recuperação e pede a manutenção de uma política monetária cautelosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES