Melhora do emprego, Selic e IPI fizeram venda do comércio subir

O reaquecimento da economia a partir da metade do ano passado teve reflexo no resultado do início desse ano.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As vendas do comércio varejista subiram em janeiro devido à melhora do emprego e da renda, da redução da taxa básica de juros e das desonerações de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) realizadas pelo governo no final do ano passado.

De acordo com o gerente de Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Reinaldo Pereira, o reaquecimento da economia a partir da metade do ano passado teve reflexo no resultado do início desse ano.

"A melhora da situação econômica, com mais empregos e renda maior, foi benéfica para as vendas do comércio varejista no início do ano", afirmou.

As vendas dos hipermercados, supermercados, alimentos, bebidas e fumo puxaram para cima o resultado do comércio varejista em janeiro deste ano, frente a dezembro passado. O grupo que engloba os produtos desses setores teve vendas 7,4% maiores em janeiro frente a dezembro. Na comparação de janeiro deste ano com igual mês do ano passado, a alta foi de 7,6%.

"Além da renda, os alimentos tiveram impacto também da redução de preços verificada no final do ano passado", explicou.

Os incentivos de IPI para carros e eletrodomésticos no ano passado e a contínua redução da taxa de juros contribuíram para alta nas vendas desses segmentos na comparação anual. Móveis e eletrodomésticos registraram em janeiro alta de vendas de 11,9%, frente a janeiro de 2011. Já veículos e motos apuraram alta de 6,9, na mesma base de comparação.

"Apresentaram alta de vendas os segmentos de produtos mais dependentes de crédito e, portanto, sensíveis às variações de juros. A alta nos veículo, móveis e bens duráveis em geral confirmam a tendência", afirmou Pereira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES