Mercado aumenta para 2,29% projeção do crescimento da economia

As projeções para 2025 e 2026 apontam para uma taxa de inflação de 3,5% em ambos os anos.

Previsão de crescimento da economia | José Cruz / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira em 2023 foi ajustada de 2,26% para 2,29%, de acordo com o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 14, pelo Banco Central em Brasília. Esse boletim, publicado semanalmente, apresenta as projeções para os principais indicadores econômicos. Para 2024, a expectativa é de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,3%. 

As projeções para os anos seguintes também são otimistas, com o mercado financeiro prevendo uma expansão do PIB em 1,9% e 2% para 2025 e 2026, respectivamente. No que diz respeito à inflação, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a medida oficial da inflação no país, permaneceu inalterada em 4,84% para este ano, mantendo-se igual à semana anterior. Para 2024, a estimativa de inflação foi ajustada de 3,88% para 3,86%. As projeções para 2025 e 2026 apontam para uma taxa de inflação de 3,5% em ambos os anos.

É importante notar que a estimativa de inflação para este ano está acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central. O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu a meta em 3,25% para 2023, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, resultando em limites de 1,75% e 4,75%. O Banco Central indicou, em seu último Relatório de Inflação, uma probabilidade de 61% de que a inflação oficial ultrapasse o teto da meta em 2023.

As projeções para a inflação em 2024 também estão acima do centro da meta fixada em 3%, mas ainda dentro da margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O aumento da gasolina influenciou a taxa de inflação de julho, que atingiu 0,12%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa taxa ficou acima dos valores observados no mês anterior (-0,08%) e no mesmo mês do ano anterior (-0,68%). Como resultado, a inflação acumulada no ano chegou a 2,99%, e a inflação acumulada em 12 meses está em 3,99%, ultrapassando os 3,16% acumulados até junho.

Taxa Selic

Para atingir a meta de inflação, o Banco Central utiliza principalmente a taxa básica de juros, conhecida como Selic. O Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou um ciclo de redução da Selic este mês, respondendo à queda acentuada da inflação. A última vez que a Selic havia sido reduzida foi em agosto de 2020, quando caiu de 2,25% para 2% ao ano, em resposta à contração econômica resultante da pandemia de covid-19. Depois disso, o Copom aumentou a Selic por 12 vezes consecutivas, começando em março de 2021, em resposta ao aumento dos preços de alimentos, energia e combustíveis. A partir de agosto do ano passado, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes consecutivas.

As expectativas do mercado financeiro apontam para uma taxa Selic de 11,75% ao ano no final de 2023, seguida por uma queda para 9% ao ano no final de 2024. As projeções para 2025 e 2026 sugerem uma taxa Selic de 8,5% ao ano para ambos os anos.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, o objetivo é conter a demanda aquecida, o que pode ter efeitos nos preços devido ao encarecimento do crédito e estímulo à poupança. No entanto, além da Selic, os bancos consideram outros fatores ao definir as taxas de juros para os consumidores, como risco de inadimplência, lucratividade e despesas administrativas. Portanto, taxas de juros mais altas também podem dificultar o crescimento econômico.

Quando o Copom reduz a Selic, é provável que o crédito fique mais acessível, estimulando a produção e o consumo, o que pode reduzir o controle sobre a inflação e impulsionar a atividade econômica. Finalmente, a previsão do mercado financeiro para a cotação do dólar é de R$ 4,93 para o final de 2023 e R$ 5 para o final de 2024.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES