Mercado de leilão de gado cresce no Brasil e atrai os novos compradores

Produtores conseguem preços melhores nesse tipo de negócio.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A temporada de leilões de gado no país está aberta e o preço bom dos animais de corte e leite anda mexendo com o mercado. Só em Goiás, as vendas cresceram 30% este ano.

As pastagens ocupam as áreas de relevo acidentado do município de Morrinhos, no sul de Goiás. Em uma fazenda de 500 hectares, o produtor Jarbas Rodrigues tem como carro-chefe a criação de gado de corte de várias raças, como nelore e hereford. ?Gado é uma das atividades econômicas do campo que tem a maior liquidez. Então, a gente tem muita facilidade de vender o gado. E gado é dinheiro à vista?, explica.

O maior negócio da fazenda é a venda de bezerros e também de garrotes, com idade entre 15 e 24 meses. O produtor poderia receber compradores na fazenda, mas ele prefere negociar o gado em leilões. ?Na fazenda, eu tenho oportunidade de mostrar o gado para um comprador só. Nos leilões, eu mostro para vários compradores e há concorrentes entre eles. Normalmente, eu acho que no leilão o gado custa bem mais caro do que na minha fazenda?, afirma Jarbas.

Para o próximo leilão, o produtor separou um lote com 15 novilhas leiteiras prenhas e dez novilhas de corte mestiças. O gado embarca em um caminhão e segue para uma propriedade no município vizinho, Goiatuba, onde será realizado o leilão.

A fazenda onde acontece o leilão também cria gado, mas há 25 anos a principal atividade do produtor João Marques é fazer leilão: ?Com essa atividade, é que formei filhos, criei filhos e dei independência a eles?.

Todo sábado, pessoas da região chegam para o leilão e são recepcionados com cerveja e pinga. O público também ganha almoço caprichado, com arroz, tutu, salada, mandioca cozida e churrasco.

O berrante anuncia o início e começa a agitação entre os presentes. As chamadas pisteiras pegam os lances dos prováveis compradores e passam para o leiloeiro. Os compradores são bem discretos, fazem apenas movimentos com a cabeça para dizer se dão um lance acima.

Os compradores ficam atentos nas características físicas do animal. ?É a carcaça, comprimento, traseira, umbigo e boi que vai dar peso. Não pode gastar dinheiro com boi que não pesa?, explica o leiloeiro Geraldo Borges.

Para organizar o leilão, o dono da fazenda cobra 4% do valor de cada animal negociado. Vendedor e comprador dividem esse custo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES