Mercado de TV por assinatura cresce 30,7% em 2010

Participação de mercado do serviço via satélite chegou a 45,8% em dezembro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mercado de TV por assinatura no Brasil fechou o ano de 2010 com crescimento de 30,7% na comparação com 2009. Foram registrados 2.295.517 novos assinantes no ano, sendo que, somente em dezembro, houve 237.936 novas assinaturas, uma evolução de 2,5% em relação à base de assinantes de novembro, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (26) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Por tecnologia prestada, os serviços via satélite cresceram 4,6% em dezembro ante uma evolução de 2,0% no contraste de outubro com novembro. Em segundo lugar, o serviço via cabo expandiu 0,9% em dezembro, ante expansão de 1,1% em novembro contra outubro. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 1,7% de sua base de assinantes no mesmo período.

Em função do crescimento do serviço via satélite, a participação de mercado dessa tecnologia ao final de dezembro de 2010 atingiu 45,8% da base. Em janeiro de 2010, os serviços DTH representavam 37,4% do mercado nacional.

Os serviços a cabo permanecem como líderes ao atender 51% dos assinantes no final de dezembro de 2010. Em janeiro de 2010, o serviço via cabo tinha 57,9% de market share, conforme divulgado naquele mês, informou a Anatel.

Seguindo a tendência observada desde o início do ano, as regiões Norte e Nordeste cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses. O menor crescimento, em igual período, foi observado na região Sul, acompanhada pela região Sudeste, com percentuais de crescimento anual abaixo da média nacional. Em dezembro de 2010, a região Centro-Oeste também apresentou crescimento anual acima da média, ultrapassando seu desempenho no mês anterior.

Os serviços de TV por assinatura são prestados por meio de diferentes tecnologias, como cabo - TVC, por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH). Esse levantamento levou em conta o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ) de 3,3 pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES